Caderno de Recortes #79 — Exaustas/A internet de André Dahmer/HQ para todos/Max Ernst

oliboni
4 min readApr 17, 2023

--

E aí pessoal? Tudo certo? Antes de mais nada tenho que lembrar que essa newsletter respeita os feriados acima de tudo, ainda mais os que fazem a gentileza de estender os fins de semana, então só no veremos de novo no primeiro fim de semana de maio.

Ideias roubadas

Marcelo Viana — FSP 12/04/2023

Tiras

André Dahmer é um poeta das tiras. Com seu traço simples retrata a brutalidade da nossa época. Nos últimos tempos ele está em uma fase particularmente acima da própria média.

Ele criou esse anti-herói protegido em um traje antirradiotividade (anti quase tudo que você pensar, talvez) que é nada mais, nada menos que a personificação internet que invade nossa vida muitas vezes trazendo o pior da humanidade.

Essa do fantasma do comunismo em especial me tocou muito. Minha mãe vive eternamente assombrada por essa criatura imaginária que não sai dos grupos de whatsapp e do tenebroso facebook.

Mas eu quis trazer essa série em específico (espero que um dia tenha uma coletânea em livro dela) por causa dessa tira a seguir:

Eu não canso de repetir que a internet (como um todo, mas potencializada pela praticidade do celular) realizou aquilo que a TV não conseguiu: sugar as nossas mentes. Quantas vezes sua concentração foi perdida para sempre quando ouviu uma notificação ou mesmo quando entrou rapidinho para procurar uma palavra no dicionário e se perdeu no meio do caminho do labirinto dos apps? Chega a ser irônica a seção de livros bestsellers indicados pelos TikTokers sendo que o app é todo construído para sugar sua vida a ponto de você nunca ter tempo de ler um livro.

O livro das semelhanças

É claro que nem tudo na vida é ler, mas se quiser uma dica, O livro das semelhanças de Ana Martins Marques é uma coletânea de poemas lindos. Esse livro foi um ótimo companheiro em uma das diversas viagens de trabalho que tenho feito.

Hipocrisia

Eu dei o alerta acima, então não me culpe se eu agir como o personagem do Dahmer, mas vou indicar um jogo de celular

Eu estava lendo a newsletter

Conforme Solicitado

do Arnaldo Branco e cia quando me deparei com uma resenha de um joguinho que eu tinha ignorado com sucesso: Marvel Snap. Enfim, é viciante… leia aqui (por sua própria conta e risco) o texto explicando melhor.

Meu Brasil brasileiro

FSP 09/04/23

Sem comentários, só queria mostrar essa engenhoca canarinha.

Ideias roubadas

Sobre o exercício da crítica

Juliana de Albuquerque — FSP 09/04/23

HQ para todos

Comprei nesse fim de semana na Feira do Livro da Unesp essa preciosidade que a editora Conrad resgatou. A noite dos Palhaços Mudos é uma HQ genial da quadrinista Laerte. Uma história curta, com um desenho de uma cinética brilhante e um tema que, décadas depois da sua publicação original, segue atual.

A HQ custa R$ 9,90, e é um clássico incontornável dos quadrinhos nacionais.

Na mesma coleção, com o mesmo preço está Feliz Aniversário, Feliz Obituário

Uma HQ curta de Rafael Calça e Jefferson Costa que foi resgatada e impressa como merecia. Um reconhecimento louvável para uma história que inspirou tanto.

Pintores

Por fim, a última semana com Max Ernst.

Essa última série de pinturas mostra muito do nível técnico de Ernst aplicado a sua temática surreal.

A geometria nessa imagem é impressionante.

Pode parecer estranho, eu mesmo não sei explicar, mas essa pintura desse toco de madeira é a que eu mais gosto em todo o conjunto da obra do artista. É tecnicamente impecável, com uma composição simples e perfeita e de um simbolismo fabuloso.

É isso por enquanto. Até a próxima. Me escrevam falando o que estão vendo, lendo e tudo mais.

--

--

oliboni

Diletante profissional, ex-futuro brilhante, praticante do artesanato burocrático